1º COL-CEMA

Quinta-feira, 17/07/2014: 08:03

VEJAM O TRABALHO EM SLIDES JÁ REALIZADO POR ALUNOS  DO CEMA EM 2013 SOBRE ROMA ANTIGA




















































ASSISTAM AOS DOCUMENTÁRIOS E TELE AULAS REFERENTES À ROMA ANTIGA











Segunda-feira, 23/06/2014: 08:47
VEJAM O TRABALHO EM SLIDES JÁ REALIZADO POR ALUNOS  DO CEMA EM 2013 SOBRE GRÉCIA ANTIGA
Terça-feira, 10/06/2014: 07:54
VEJAM O TRABALHO EM SLIDES JÁ REALIZADO POR ALUNOS  DO CEMA EM 2013 SOBRE EGITO ANTIGO

















 DOCUMENTÁRIOS SOBRE O EGITO ANTIGO






Terça-feira, 10/06/2014: 07:25

VEJAM O TRABALHO EM SLIDES JÁ REALIZADO POR ALUNOS  DO CEMA EM 2013 SOBRE SUMÉRIA














DOCUMENTÁRIOS SOBRE OS SUMÉRIOS






Segunda, 19/05/2014: 23:05


























































Domingo, 18/05/2014: 21:40

SEGUE O TUTORIAL SOBRE COMO FAZER SLIDES EM POWERPOINT


Quarta-feira, 14/05/014
ATENÇÃO!

FORAM FEITAS ALTERAÇÕES NOS LINKS DE 
PESQUISA DOS SUMÉRIOS E ROMANOS.
VERIFIQUEM!

ASSISTAM AOS VÍDEOS TUTORIAIS SOBRE COMO FAZER SLIDES:

Como criar uma apresentação de slides.

10 Dicas para Fazer a Apresentação de Slides Perfeita!

Vídeo-tutorial: Convertendo slides do Powerpoint em imagens JPEG.


Sexta-feira, 09/05/2014: 12:15


ATENÇÃO!
FOCA NO TRABALHO!

TRABALHO DE HISTÓRIA – 2º BIMESTRE – 2014 – 1ª Ano A e B

TEMA: TRABALHO, PODER E CULTURA NAS SOCIEDADES ANTIGAS. 
Período de apresentação: Junho/Julho 2014.

· Vamos pesquisar e conhecer as civilizações antigas: Suméria; Egito; Grécia e Roma.

Vamos conhecer sobre os aspectos sócio-econômicos, político-culturais e religiosos dessas sociedades, e tentar perceber qual o legado (a herança) dessas civilizações para nós Ocidentais.
________________________________
Ø  Serão apresentados 4 temas em 4 aulas. Os grupos deverão ser compostos de ATÉ 8 alunos.
O trabalho deverá ser apresentado em duas partes:
·   1º Parte (1,0 pts): O trabalho deverá ser feito em slides e apresentado pela equipe usando a TV pen-drive. Além do texto escrito, deverão também ser inseridas imagens que ilustrem os aspectos relacionados.
O trabalho deverá seguir a seguinte estrutura de apresentação:
1) Abertura (contendo título do trabalho, nome dos componentes do grupo, número, turma e série).
2)- Introdução (Apresentação sobre o que será discutido no trabalho.)
3) Desenvolvimento do trabalho: Deverá ser um texto que aborde os aspectos relacionados como segue:
·   Economia (Como estava organizada a economia? Como era a mão de obra? A quem pertenciam as terras e os meios de produção? O que se produzia? Havia comércio? Conheciam moedas?)
·   Política (Como era organizada a sociedade? Como era a forma de governo? Existiam leis, escritas ou não? Essas civilizações se envolveram em guerra? Se sim, comente uma.)
·   Cultura (Que tipo de arte produziam? Como era professada a religião? Quais eram seus costumes, mitos, lendas? Praticavam algum tipo de esporte?)
4)      Considerações finais (após a pesquisa, leitura e a elaboração do texto do trabalho, escrever comentário demonstrando a herança deixada pela civilização pesquisada para as sociedades atuais.)
5) Referências bibliográficas (as fontes consultadas para a elaboração do trabalho)
·  O trabalho apresentado em pendrive, deverá ser entregue a professora ao final da apresentação.
2ª Parte: Apresentação (1,0):
a) A equipe deverá TER COMO BASE O LIVRO DIDÁTICO DA ESCOLA e, entregar aos demais grupos uma síntese sobre seu tema, para que sejam compartilhadas pelos demais grupos. Essas sínteses serão avaliadas pelos demais grupos, bem como será feita por eles, uma avaliação pontual da apresentação de cada grupo e, entregue à professora.

As fontes para consulta, além dos links citados, também poderão ser usados os blogs sobre história antiga adicionados ao Blog de História: www.lucineiasteca.blogspot.com, o livro didático de História e Revistas.
BOM TRABALHO!
Links indicados para pesquisa:
SUMÉRIA
SUPERINTERESSANTE
http://super.abril.com.br/cotidiano/jogo-real-ur-439685.shtml

http://mundoestranho.abril.com.br/historia/pergunta_286642.shtml
HISTÓRIA VIVA
http://historianovest.blogspot.com.br/2009/07/sumerios-os-inventores-da-historia.html
EGITO
GRÉCIA
ROMA
GUIA DO ESTUDANTE
http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/roma-auge-436288.shtml

AVENTURAS NA HISTÓRIA
http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/spartacus-homem-desafiou-roma-434646.shtml

Segunda, 05/05/20 14: 20:41























ASSISTA AO VÍDEO RELACIONADO



Domingo, 04/05/2014: 19:06


Terça-feira-18/03/2014: 07:57

































ASSISTAM AOS DOCUMENTÁRIOS RELACIONADOS AO TEMA





Segunda-feira-10/03/2014: 21:20




























Quarta-feira-26/02/2014: 22:42
ATENÇÃO!!

TEMA: AS CIDADES: ÍMÃS QUE ATRAEM DOENÇAS.
Data de entrega: ATÉ O DIA 19/03/2014.
Se a vida sedentária trouxe muitas vantagens para o ser humano, também resultou em inúmeros problemas. Ao se fixarem em um lugar, as pessoas passavam a viver sob a ameaça dos caprichos da natureza. (Adaptado de: A autora da humanidade. Rio de janeiro: Time-Life Livros/Abril Coleções, 1996. p. 105.). Vamos pesquisar e descobrir um pouco mais sobre essa relação entre urbanização, sedentarismo e a proliferação de doenças.
O trabalho deverá ser feito em duplas ou individual e será composto de duas partes.
A primeira parte: (1,0) deverá ser um texto, manuscrito, individual ou em duplas e, apresentar a seguinte estrutura:
1) Capa, (contendo título do trabalho, nome, turma e série).
2) Introdução (Apresentação sobre o que será discutido no trabalho?)
3)Desenvolvimento do trabalho: Deverá ser um texto único, uma redação sem subtítulos, respondendo aos seguintes questionamentos:
·   Explique por que o desenvolvimento das primeiras cidades possibilitou o surgimento das doenças.
·   Por que doenças erradicas no passado estão voltando a assustar a humanidade?
·   Analise a relação: ética, saúde e pobreza.
·   Atualmente no Brasil, e mais especificamente Londrina, tem sofrido uma grave epidemia de Dengue. Quando e onde surgiu pela primeira vez essa doença? Como ela chegou ao Brasil?
·   Conclua o trabalho comentando os principais problemas urbanos da região onde você mora. Que problemas ainda são comuns aos dos primeiros grupos humanos sedentários?
A Segunda parte: (1,0) deverá ser um cartaz, onde esteja representado:
a) Formas de combate ao vírus da Dengue;
b) Alerta sobre o perigo da Dengue hemorrágica;
As duplas poderão escolher os títulos dos cartazes e poderão utilizar colagens, desenhos, etc.
As fontes sugeridas para consulta, além dos links citados, estarão disponíveis na pasta de História do 1º COL na supervisão da escola e também no blog da professora: www.lucineiasteca.blogspot.com.
BOM TRABALHO!
Links indicados para pesquisa:
IMÃS QUE ATRAEM MICRÓBIOS (PAG 249 À 253). Disponível em: .
DOENÇAS ERRADICADAS NO PASSADO VOLTAM A ASSUSTAR A HUMANIDADE
Autor: Luciane Evans. Fonte: Correio Braziliense e Unisinos. Disponível em: http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_noticia=15184&cod_canal=33
Cidades antigas e as doenças

Domingo-16/02/2014: 13:08





























*********************

E JÁ COMEÇAMOS BEM! UMA CONTRIBUIÇÃO DO ALUNO MATHEUS MENEZES SOBRE EGITO ANTIGO. LEIAM E TEÇAM COMENTÁRIOS.


Uma missão de arqueólogos espanhóis e egípcios fez uma descoberta em uma tumba no sul do Egito que abre portas à reinterpretação da cronologia faraônica, pois poderia demonstrar que Amenhotep III e seu filho Amenhotep IV, conhecido como Akenaton, reinaram juntos.

A missão, liderada pelo arqueólogo espanhol Francisco Martín Valentín, escavou os restos de um muro e as colunas do mausoléu de um ministro da XVIII dinastia faraônica (1569-1315 a.C.) na região de Al Asasif, na província meridional de Luxor.


O grande diferencial da descoberta, explicou Valentín à Agência Efe, é que na escavação foram encontradas gravuras com os nomes de Amenhotep III e Amenhotep IV juntos.


Isto, segundo o especialista, "pode confirmar que os dois reis governaram juntos entre nove e dez anos dos 39 de Amenhotep III, já que os textos das colunas explicam que eram soberanos do Alto e do Baixo Egito".


"Não há nada semelhante na história faraônica", afirmou taxativamente Martín Valentín.


O chefe do departamento de Egiptologia do Ministério de Antiguidades egípcio, Ali Asfar, destacou a importância dos nomes destes dois faraós aparecerem juntos.


Asfar reconheceu que é muito complicado estabelecer as datas exatas dos reinados faraônicos, mas admite que este caso poderia obrigar a uma revisão das cronologias já estabelecidas, pois "confirmaria que ambos reinaram juntos".


Os reinados de Amenhotep III, também conhecido como Amenofis III, e de Amenhotep IV, que entrou para a história sob o nome de Akenaton, estão entre os mais relevantes do Egito Antigo por razões diferentes.


O pai governou um país que conheceu um dos maiores períodos de prosperidade e estabilidade interna de sua história, com um longo mandato de quase quatro décadas.


Até agora, os especialistas pensavam que o filho havia se rebelado contra a forma do pai de conduzir o reinado e que, após sucedê-lo no trono após sua morte, adquiriu o nome de Akenaton e instaurou pela primeira vez o monoteísmo, com Aton como deus oficial.


No entanto a descoberta, explicou Martín Valentín, dá a entender que pai e filho estavam de acordo nessa autêntica revolução, já que compartilharam o reinado por uma década.


A missão escolheu a tumba do ministro real, identificado como Amenhotep Huy, com a convicção que nela poderiam ser encontrados documentos que confirmassem o reinado conjunto.


"Desde 2009 trabalhamos neste lugar, onde escavamos cerca de 400 metros quadrados, e esperamos novas descobertas nos 600 metros quadrados que ainda faltam", disse o arqueólogo, antes de acrescentar que ninguém tinha escavado antes esse mausoléu inacabado.


Segundo o espanhol, Amenhotep III governou entre 1397 e 1340 antes de Cristo, por cerca de 38 anos, enquanto Amenhotep IV esteve à frente do país entre 1360 e 1348 a. C, ou seja, por 17 anos.


A descoberta indicou que foram nesses dez anos de reinado conjunto que teria explodido a chamada "revolução atoniana".


"Acho que tanto o pai como o filho, ou toda a família real, promoveram essa revolução, que deslocou o deus Amon, que era venerado em Tebas, capital faraônica de então", comentou Martín Valentín.