1º COL-CEMA


FOCA NO SEGUNDO BIMESTRE DE 2015!

Quarta-feira, 29/07/2015: 13:53
ASSISTAM AOS VIDEOS SOBRE OS EGÍPCIOS

Antigo Egito (parte 01) - Grandes Civilizações



Antigo Egito (parte 02) - Grandes Civilizações



História do Egito Antigo


Rainha Nefertiti & Akhenaton - Historia do Egito Antigo - Kemet


O Livro dos Mortos do Egito


Documentario - Cleopatra A Rainha Do Egito - Dublado



Quarta-feira, 29/07/2015: 13:48
TRABALHO SOBRE A CIVILIZAÇÃO EGIPCIA
(ALUNOS DE CURSOS ANTERIORES)


























Terça-feira, 28/07/2015: 15:18
ASSISTAM AOS VIDEOS SOBRE OS SUMÉRIOS

Grandes Civilizações - Mesopotâmia Completo / Idade Antiga / História


O Nascimento da Escrita 1/2


O Nascimento da Escrita 2/2



civilizações perdidas mesopotâmia



Terça-feira, 28/07/2015: 15:18
TRABALHO SOBRE A CIVILIZAÇÃO SUMÉRIA
(ALUNOS DE CURSOS ANTERIORES)






















































Terça-feira - 21/07/15
ASSISTAM AOS VIDEOS DOCUMENTÁRIOS SOBRE A AFRICA

Breve História da Cultura Africana

DOC:Os Reinos Perdidos da África - Vol. 2 - Etiópia [Português]


África - uma história rejeitada



Domingo - 19/07/2015: 20:49
ATENCAO!!!

ATIVIDADE DE HISTÓRIA – 2º BIMESTRE – 2015 – 1ª Ano A e B

TEMA: AS CIVILIZAÇÕES AFRICANAS ANTIGAS: Nok e Berberes. - VLR.:1,
Fazer o texto no caderno, em duplas ou individual.

Data de apresentação 19/Agosto 2015.

 Civilização Nok

http://civilizacoesafricanas.blogspot.com/2009/12/civilizacao-nok.html

  v  Ler e elaborar uma resenha sobre o texto, mostrando aspectos, sócio-econômicos e culturais do povo berbere antigo. Máximo de 15 linhas.

Os Berberes na Antiguidade

 http://civilizacoesafricanas.blogspot.com/

v   Ler e elaborar uma resenha sobre o texto, mostrando aspectos, sócio-econômicos e culturais do povo berbere antigo. Máximo de uma página.


***********************************

Quinta-Feira - 16/07/2015: 14:37



























































Quarta-Feira - 08/07/2015 - 22: 27
ATENÇÃO!!!


TRABALHO DE HISTÓRIA – 2º BIMESTRE – 2015 
1ª Ano A e B

TEMA: TRABALHO, PODER E CULTURA NAS SOCIEDADES ANTIGAS. - VLR.:2,0
Período de apresentação: Julho/Agosto 2015.

· Vamos pesquisar e conhecer as civilizações antigas: Suméria; Egito; Hebreus, Fenícios; Grécia e Roma.
Vamos conhecer sobre os aspectos sócio-econômicos, político-culturais e religiosos dessas sociedades, e tentar perceber qual o legado (a herança) dessas civilizações para nós Ocidentais.
________________________________
Ø  Serão apresentados 8 temas em 8 aulas. Os grupos deverão ser compostos de ATÉ 4 alunos.
O trabalho deverá ser apresentado em duas partes:
·   1º Parte (1,0 pts): O trabalho deverá ser feito em slides e apresentado pela equipe usando a TV pen-drive. Além do texto escrito, deverão também ser inseridas imagens que ilustrem os aspectos relacionados.
O trabalho deverá seguir a seguinte estrutura de apresentação:
1) Abertura (contendo título do trabalho, nome dos componentes do grupo, número, turma e série).
2)- Introdução (Apresentação sobre o que será discutido no trabalho.)
3) Desenvolvimento do trabalho: Deverá ser um texto que aborde os aspectos relacionados como segue:
·   Economia (Como estava organizada a economia? Como era a mão de obra? A quem pertenciam as terras e os meios de produção? O que se produzia? Havia comércio? Conheciam moedas?)
·   Política (Como era organizada a sociedade? Como era a forma de governo? Existiam leis, escritas ou não? Essas civilizações se envolveram em guerra? Se sim, comente uma.)
·   Cultura (Que tipo de arte produziam? Como era professada a religião? Quais eram seus costumes, mitos, lendas? Praticavam algum tipo de esporte?)
4)      Considerações finais (após a pesquisa, leitura e a elaboração do texto do trabalho, escrever comentário demonstrando a herança deixada pela civilização pesquisada para as sociedades atuais.)
5) Referências bibliográficas (as fontes consultadas para a elaboração do trabalho)
·  O trabalho apresentado em pendrive, deverá ser entregue a professora ao final da apresentação.
2ª Parte: Apresentação (1,0):
a) A equipe deverá TER COMO BASE O LIVRO DIDÁTICO DA ESCOLA e, entregar aos demais grupos uma síntese sobre seu tema, para que sejam compartilhadas pelos demais grupos. Essas sínteses serão avaliadas pelos demais grupos, bem como será feita por eles, uma avaliação pontual da apresentação de cada grupo e, entregue à professora.

As fontes para consulta, além dos links citados, também poderão ser usados os blogs sobre história antiga adicionados ao Blog de História: www.lucineiasteca.blogspot.com, o livro didático de História e Revistas.

BOM TRABALHO!
Links indicados para pesquisa. Atualizados em 21/07/2015: 15:07
SUMÉRIA
http://super.abril.com.br/comportamento/o-jogo-real-de-ur
http://super.abril.com.br/historia/agradeca-ao-tijolo
http://super.abril.com.br/historia/seres-urbanos
http://povosdaantiguidade.blogspot.com.br/2008/07/civilizao-sumria-histria-da-civilizao.html
EGITO
http://civilizacoesafricanas.blogspot.com.br/2009/10/civilizacao-egipcia.html
http://www.fascinioegito.sh06.com/esportes.htm
HEBREUS
http://povosdaantiguidade.blogspot.com.br/2009/12/judeus.html
http://teologiaegraca.blogspot.com.br/2008/12/jogos-e-brincadeiras-nos-tempos-bblicos.html
FENÍCIOS
http://povosdaantiguidade.blogspot.com.br/2008/07/civilizao-fencia-histria-dos-fencios.html
GRÉCIA
http://povosdaantiguidade.blogspot.com.br/2008/07/civilizao-grega-histria-da-civilizao.html
ROMA
http://imperioroma.blogspot.com.br/2008/03/fundao-de-roma.html
http://imperioroma.blogspot.com.br/2009/11/republica-romana.html
http://imperioroma.blogspot.com.br/2009/11/ultimos-suspiros-da-republica-romana.html
http://imperioroma.blogspot.com.br/2008/06/o-surgimento-do-imprio.html
http://imperioroma.blogspot.com.br/2009/11/pax-romana-27-ac-180-dc.html
http://imperioroma.blogspot.com.br/2008/03/o-alto-imprio.html
http://imperioroma.blogspot.com.br/2008/03/baixo-imprio.html
http://imperioroma.blogspot.com.br/2010/03/o-declinio-do-imperio-romano.html
http://imperioroma.blogspot.com.br/2008/03/queda-do-imprio-romano.html


*******************************************
Quarta-Feira - 10/06/2015 - 22: 12























Assistam ao documentario Ecce Homo - As Cidades


Terça-Feria - 07/04/2015 - 20:21



































Discovery Channel e a Evolução Humana


A EVOLUÇÃO DO SER HUMANO



O MITO DA GÊNESE 




Terça-Feria - 24/03/2015 - 20:50





























**************

Sexta-feira - 20/03/2015 - 10:23
SEGUE O ROTEIRO DO TRABALHO DO 
PRIMEIRO BIMESTRE

TEMA: SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS BRASILEIROS 

Data de entrega: ATÉ O DIA 07/04/2015.
Vamos conhecer mais sobre os Sítios Arqueológicos existentes no Brasil?
Antes da chegada dos europeus às terras que posteriormente foram chamadas de América (que incluem o Brasil), diferentes povos habitavam essa parte do mundo, desenvolvendo culturas diferentes e construindo sua história. As informações sobre esses povos são fornecidas hoje através dos sítios arqueológicos. O objetivo desse trabalho será conhecer esse patrimônio histórico e refletir sobre sua importância para a história brasileira.
________________________________
O trabalho deverá ser manuscrito, individual, em duplas ou trios e, apresentar a seguinte estrutura:
1) Capa, (contendo título do trabalho, nome, turma e série).
2) Introdução (Apresentação sobre o que será discutido no trabalho?)
3) Desenvolvimento do trabalho: Deverá ser um texto único, uma redação sem subtítulos, respondendo aos seguintes questionamentos:
·   Explique a importância da Arqueologia para a reconstrução da história humana.
·   Existem no Brasil vários sítios arqueológicos como o de São Raimundo Nonato, no Parque Nacional da Serra da Capivara, Piauí. Pesquise e escreva o que você sabe sobre eles, demonstrando  a importância da sua preservação.
·   No Brasil, o descobrimento do fóssil Luzia,, em Lagoa Santa, Minas Gerais, mudou a teoria sobre a origem humana na América e no Brasil. Qual seria essa nova teoria?
·   Assista aos documentários sobre os sítios arqueológicos no Paraná e sobre os sítios arqueológicos em Guaratuba, disponíveis no blog de história e no youtube. Depois, reflita e responda: Em sua opinião, é importante preservar esses sítios arqueológicos? Justifique sua resposta.
·   Referências bibliográficas (Não se esqueça de colocar as fontes consultadas para a elaboração do trabalho)
As fontes sugeridas para consulta, além dos links citados, estarão disponíveis na pasta de História do 1º COL na supervisão da escola e também no blog da professora: www.lucineiasteca.blogspot.com.
BOM TRABALHO!
Links indicados para pesquisa:
O que é Arqueologia?
Nesse site, você encontrará vários outros artigos sobre o tema que valem a pena ser consultados. Disponível em:<http://www.brasilescola.com/geografia/arqueologia.htm>
Sítios arqueológicos brasileiros
São Raimundo Nonato, Parque Nacional da Serra da Capivara, Piauí, Brasil

O fóssil Luzia
Assista ao documentário: “Pedro Leopoldo: o berço de Luzia”.
Lagoa Santa (MG)
Arqueologia no Paraná
Documentário:
MEU PARANÁ: Moradores do Estado antes da chegada do homem branco. Apresentadora: Dulcinéia Novaes. 2010. Disponívem em:<http://www.youtube.com/watch?v=1lmUQTKbxPc>
Museu Paranaense.
Alerta sobre a devastação dos sambaquis em Guaratuba

Disponível em:< http://www.youtube.com/watch?v=2lilq_ExMQ4>

****************************
Segunda-feira - 16/03/2015 - 20:04