1º COL-CEMA




Quarta-feira, 23;11;2016: 14:41


























ASSISTA AOS FILMES REFERENTES AO TEMA:

O Nome da Rosa – assistir completo dublado português




Sexta-feira, 27;10;2016: 13:37
























*********************************









Quinta-feira, 27/10/2016: 14:34



















ASSISTA AOS VIDEOS RELACIONADOS AO TEMA

ARQUIVOS CONFIDENCIAIS JOANA D'ARC


A Peste Negra



Quinta-feira, 06/10/2016: 08:14

























************************************




Terça-feira, 21/09/2016: 21:40













Quarta-feira, 14/09/2016: 22:27










































ASSISTAM AOS VIDEOS SOBRE O TEMA
Série Grandes Civilizações O Império Bizantino (Parte 1) - TV Escola


Série Grandes Civilizações O Império Bizantino (Parte 2) - TV Escola


Construindo um Império: Bizâncio (Dublado) - Documentário



Terça-feira, 23/08/2016: 20:20

















































































Sexta-feira, 19/08/2016: 20:50




















Quinta-feira, 11/08/2016: 11:08


















ASSISTA AOS VIDEOS SOBRE O TEMA


Grandes Civilizações - Os Carolíngios


Terça-feira, 02/08/2016: 15:005

TRABALHO DE HISTÓRIA – 3º BIMESTRE – 2016 – 1ª COL A e B

TEMA: O IMPÉRIO BIZANTINO                                                                         VLR.:2,0
Vamos conhecer a Civilização Bizantina e saber um pouco mais sobre a cidade de Constantinopla, considerada a herdeira do Império Romano do Oriente.
________________________________
O trabalho deverá ser MANUSCRITO, realizado em TRIOS e, deverá ser entregue até o dia 01/SETEMBRO/2016.
O trabalho deverá ser feito com texto pessoal do aluno e, deverá seguir a seguinte estrutura de apresentação:
1) Página de abertura (contendo título do trabalho, nome dos componentes do grupo, número, turma e série).
2) Introdução (Apresentação dos objetivos gerais do trabalho, o que será discutido no trabalho. (Mínimo de 05, Máximo de 10 linhas.)
3) Desenvolvimento do trabalho: Deverá ser um texto único, sem subtítulos, que aborde os aspectos relacionados como segue (Máximo de 4 folhas):
Após realizar a pesquisa e assistir ao documentário indicado, deverão explicar:
·  Como surgiu a civilização bizantina e a importância dos imperadores Justiniano e Constantino para essa mesma civilização?
·  O que foi o chamado Código Justiniano? Que efeito esse código trouxe para o mundo ocidental?
·  A posição da mulher na sociedade bizantina e a importância do papel político da Imperatriz Teodora? Atualmente, como é visto pela sociedade a mulher na política?
·  Os fatores que motivaram a Revolta de Nika (532) e qual seu desfecho? Vocês concordam com a forma de repressão usada pelo imperador? Justifique sua resposta.
·  O que foi o chamado Grande Cisma do Oriente (1054)?
·  Porque havia diferenças entre a estrutura de pensamento da sociedade feudal e da sociedade bizantina? A que podemos atribuir essas diferenças?
·  O que foi o Monofisismo e a Iconoclastia? Como o grupo se posiciona sobre o assunto?
·  Como ocorreu a difusão da civilização bizantina na Europa Ocidental, e que herança cultural bizantina é possível reconhecer em nossa sociedade atual?
4) Considerações finais (após a leitura, pesquisa e a elaboração do texto do trabalho, qual é a opinião da equipe sobre o tema? Procurem estabelecer a importância do legado da civilização bizantina para ao mundo Ocidental).
·  Referências bibliográficas (Não se esqueça de colocar as fontes consultadas para a elaboração do trabalho)
v As fontes sugeridas para consulta: além do livro didático de História, links relacionados a seguir, cujos textos estarão impressos disponíveis para reprodução (xérox) na pasta de História do 1º COL na biblioteca da escola. Lembramos que  O documentário, o link para o passeio vistual pela Basílica de Santa Sofia, bem como o roteiro do trabalho e a bibliografia indicada, estarão disponíveis no blog: http://www.lucineiasteca.blogspot.com.br/

BOM TRABALHO!

Links indicados para pesquisa:
Museu Bizantino, Cultura e Civilização Bizantinas. Disponível em:<http://www.starnews2001.com.br/bizantino/byzantine_culture.html>. 30/12/2012.
CIVILIZAÇÃO BIZANTINA. Disponível em:<http://pt.scribd.com/doc/36934457/Civilizacao-Bizantina>. 30/12/2012.
O IMPÉRIO DO ORIENTE NO SÉCULO VI. Teodora: retrato de uma imperatriz. Disponível em:<http://www.starnews2001.com.br/bizantino/teodora.htm>. 30/12/2012.
O Império do Oriente no Século VI. As Facções do Hipódromo. Disponível em:<http://www.starnews2001.com.br/bizantino/hipodrome.html>. 30/12/2012.
Constantinopla, sede máxima do Império Bizantino. Cruzadas colaboraram para a queda do Império Bizantino. Fontes: Educaterra.terra.com.br. Conhecimentosgerais.com.br. Enciclopédia Brasileira. Disponível em:<http://www.unificado.com.br/calendario/05/constantinopla.htm>. 30/12/2012

História do Império Romano do Oriente, importância de Constantinopla, arte bizantina, cultura no Império Romano do Oriente, Questão Iconoclasta, o comércio em Bizâncio, a organização social, História Antiga. Disponível em:<http://www.suapesquisa.com/historia/imperiobizantino/>. 30/12/2012

IMPÉRIO BIZANTINO. Disponível em:<http://www.alunosonline.com.br/historia/imperio-bizantino//>. 30/12/2012.

Império Bizantino. Continuação do Império Romano no Oriente. “Rica em prestígio, mais rica ainda em dinheiro”. Disponível em:<http://www.culturabrasil.pro.br/bizancio.htm>. 30/12/2012

 

Visita virtual à Basílica de Santa Sofia. Disponível em:<http://www.360tr.com/34_istanbul/ayasofya/english/>. 30/12/2012


Construindo um Império – Bizâncio 1/5. Documentário referente à Civilização Bizantina. History Channel. Disponível em:< http://www.youtube.com/watch?v=LXJ1j8KrHl0> e seguintes 4 partes. 30/07/2012.

 ************************

Segunda-feira, 23/05/2016: 12:37

SEMINÁRIOS DE TURMAS ANTERIORES

Quinta-feira, 30/06/2016:14:40




































Terça -feira, 28/06/2016: 15:02






















Quinta-feira, 23/06/2016: 14:26




























ASSISTA AO VÍDEO SOBRE O TEMA

Novo Telecurso - Ensino Médio - História - Aula 09 (1 de 2)



Novo Telecurso - Ensino Médio - História - Aula 09 (2 de 2)
Monarquia/Republica 



Quarta-feira, 22/06/2016: 14:13





























ASSISTA AOS VIDEOS REFERENTES AO TEMA

Grécia antiga   Documentário Dublado completo   Grandes civilizações


CONSTRUINDO UM IMPERIO - GRECIA


ZEUS CONFRONTO DOS DEUSES


Quinta-feira, 16/06/2016: 21:13
EGITO




















ASSISTAM AOS VIDEOS REFERENTES AO TEMA

O Antigo Egito Parte 12 Série Grandes Civilizações


O Antigo Egito Parte 22 Série Grandes Civilizações




Construindo um Império: Egito (Dublado) Documentário Completo



O Livro dos Mortos do Egito



Documentário - Cleopatra A Rainha Do Egito - Dublado



Novo Telecurso - Ensino Médio - História - Aula 04 (1 de 2)



Novo Telecurso - Ensino Médio - História - Aula 04 (2 de 2)




SUMERIOS


























Grandes Civilizações - Mesopotâmia - Parte 1


Grandes Civilizações - Mesopotâmia - Parte 2



O Nascimento da Escrita 1/2



O Nascimento da Escrita 2/2



********





























































COLÉGIO ESTADUAL MACHADO DE ASSIS
DISCIPLINA – HISTÓRIA - Professora: Lucinéia
TRABALHO DE HISTÓRIA – 2º BIMESTRE – 2016 – 1ª Ano A e B

TEMA: TRABALHO, PODER E CULTURA NAS SOCIEDADES ANTIGAS. - VLR.:2,0
Período de apresentação: Junho 2016.

·Vamos pesquisar e conhecer as civilizações antigas: Suméria; Egito; Grécia e Roma (3 partes).

Vamos conhecer sobre os aspectos socioeconômicos, político-culturais e religiosos dessas sociedades, e tentar perceber qual o legado (a herança) dessas civilizações para nós Ocidentais.
________________________________
Ø  Serão apresentados 6 temas em 6 aulas. Os grupos deverão ser compostos de 3 ou 4 alunos.
O trabalho deverá ser apresentado em duas partes:
·  1º Parte (1,0 pts): O trabalho deverá ser feito em slides e apresentado pela equipe usando a TV pen-drive. Além do texto escrito, deverão também ser inseridas imagens que ilustrem os aspectos relacionados.
O trabalho deverá seguir a seguinte estrutura de apresentação:
1) Abertura (contendo título do trabalho, nome dos componentes do grupo, número, turma e série).
2)- Introdução (Apresentação sobre o que será discutido no trabalho.)
3) Desenvolvimento do trabalho: Deverá ser um texto que aborde os aspectos relacionados como segue:
·  Economia (Como estava organizada a economia? Como era a mão de obra? A quem pertenciam as terras e os meios de produção? O que se produziam? Havia comércio? Conheciam moedas?)
·  Política (Como era a forma de governo? Existiam leis, escritas ou não? Essas civilizações se envolveram em guerra? Se sim, comente uma.)
·  Cultura (Que tipo de arte produziam? Como era professada a religião? Quais eram seus costumes, mitos, lendas? Praticavam algum tipo de esporte?)
4) Considerações finais (após a pesquisa, leitura e a elaboração do texto do trabalho, escrever comentário demonstrando a herança deixada pela civilização pesquisada para as sociedades atuais.)
5) Referências bibliográficas (as fontes consultadas para a elaboração do trabalho)
·  O trabalho apresentado em pen drive, deverá ser entregue a professora ao final da apresentação.
2ª Parte: Apresentação (1,0):
a) A equipe deverá TER COMO BASE O LIVRO DIDÁTICO DA ESCOLA e, entregar aos demais grupos uma síntese sobre seu tema, para que sejam compartilhadas pelos demais grupos. Essas sínteses serão avaliadas pelos demais grupos, bem como será feita uma avaliação composta de 3 questões pontuais da apresentação de cada grupo e, depois de respondidas, entregue à professora.

As fontes para consulta, além dos links citados, também poderão ser usados os blogs sobre história antiga adicionados ao Blog de História: www.lucineiasteca.blogspot.com, o livro didático de História e Revistas.

BOM TRABALHO!
Links indicados para pesquisa:
SUMÉRIA
EGITO
GRÉCIA
ROMA



 *******************************************************************************


Terça-Feira, 19/04/2016: 03:19
























Terça-Feira, 05/04/2016: 08:22



































Quarta-Feira, 23/03/2016: 09:18






























TRABALHO DE HISTÓRIA – 1º BIMESTRE – 2016 
TEMA: AS CIDADES: ÍMÃS QUE ATRAEM DOENÇAS. - VLR.:1,5
Data de entrega: ATÉ O DIA 07/ABRIL/2016.
Se a vida sedentária trouxe muitas vantagens para o ser humano, também resultou em inúmeros problemas. Ao se fixarem em um lugar, as pessoas passavam a viver sob a ameaça dos caprichos da natureza. (Adaptado de: A autora da humanidade. Rio de janeiro: Time-Life Livros/Abril Coleções, 1996. p. 105.). Vamos pesquisar e descobrir um pouco mais sobre essa relação entre urbanização, sedentarismo e a proliferação de doenças.
O trabalho deverá ser feito individual, em duplas, ou trios e será composto de duas partes.
A primeira parte: (1,0) deverá ser um texto, manuscrito, `a caneta e, apresentar a seguinte estrutura:
1) Capa, (contendo título do trabalho, nome, turma e série).
2) Introdução (Apresentação do tema/assunto que será discutido no trabalho.)
3)Desenvolvimento do trabalho: Deverá ser um texto único, uma redação sem subtítulos, respondendo aos seguintes questionamentos:
·   Por que o desenvolvimento das primeiras cidades possibilitou o surgimento das doenças.
·   Por que doenças erradicas no passado estão voltando a assustar a humanidade?
·   Analise a relação: ética, saúde e pobreza.
·   Atualmente no Brasil, e mais especificamente Londrina, tem sofrido uma grave epidemia de Dengue. Quando e onde surgiu pela primeira vez essa doença? Como ela chegou ao Brasil?
·   Conclua o trabalho comentando os principais problemas urbanos da região onde você mora. Que problemas ainda são comuns aos dos primeiros grupos humanos sedentários?
A Segunda parte: (0,5) deverá ser feito um cartaz, em cartolina, onde esteja representado:
a) Formas de combate ao mosquito transmissor do vírus da Dengue, Zika e Chicungunha;
b) Alerta sobre o perigo da Dengue hemorrágica, Zika e Chicungunha;
Poderão escolher os temas dos cartazes e poderão utilizar colagens, desenhos, etc.
BOM TRABALHO!
Links para pesquisa estarão disponíveis  no blog da professora: www.lucineiasteca.blogspot.com.:
IMÃS QUE ATRAEM MICRÓBIOS (PAG 249 À 253). Disponível em: .
DOENÇAS ERRADICADAS NO PASSADO VOLTAM A ASSUSTAR A HUMANIDADE. Autor: Luciane Evans. Fonte: Correio Braziliense e Unisinos. Disponível em: <http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_noticia=15184&cod_canal=33>
DOENÇAS INFECTO-CONTAGIOSAS RELACIONADAS AS CARÊNCIAS HABITACIONAIS NA CIDADE DE LONDRINA - PARANÁ (BRASIL). Marcia Siqueira de Carvalho; Maria Angelina Zequim. DEGEO-UEL, Londrina-Paraná, Brasil <http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn-146(113).htm>
Primeiro vírus como o da dengue surgiu no planeta em 1890, diz estudo. <http://noticias.bol.uol.com.br/ciencia/2009/07/14/ult4513u2600.jhtm>

Conheça o histórico da dengue no país e no mundo. <http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2008/04/11/conheca-o-historico-da-dengue-no-pais-e-no-mundo.htm>